sábado, dezembro 31, 2011

Saúde & Beleza: Ahhh!!... o Verão....

Meu amores!!!


Mais um dia, mais um post hein!? Que Maravilha!!

Como verdadeiros filhos de Deus, temos que cuidar do nosso corpo que é o Seu templo.

Com um pezinho em 2012, vim alertar e trazer dicas de cuidados básicos e essenciais nesse calorão da melhor estação do ano: o Verão!!!!

Então: Com o verão chegando é certo que alguns cuidados DEVEM aumentar, afinal apesar de ser a estação favorita da maioria, ele tem as suas desvantagens, como a pele fica mais oleosa, os cabelos mais secos ou quebradiços por causa do sol ou da piscina e a maquiagem dura muito menos que qualquer outra época. Como desfrutar sem sofrimento e sem stress?

Pele: Ao iniciar o dia, dê um belo sorriso no espelho, agradeça a Deus pela oportunidade da vida. Limpe, tonifique e hidrate a pele. Se você começar a fazer isso tenho certeza que vai notar uma grande diferença. Confesso que sou bem preguiçosa pra essas coisas, principalmente tirar a maquiagem quando chego em casa, mas posso afirmar que já comecei a me esforçar um pouquinho mais!
Não esqueça de usar sempre protetor solar, porque nessa época do ano o sol realmente é muito forte e ninguém aqui quer ficar com manchinhas na pele não é?! Ahh! Tem mais: passar uma vez só não adianta, é sempre bom reaplicar.
Procure por alguns que não deixem o seu rosto mais oleoso (essa é minha luta diária). O que eu estou usando agora é o fotoequilibrio ultra da natura, FPS 30, com tratamento antisinais. Ele é livre de óleo então seca bem rapidinho, e logo depois dá para usar a maquiagem tranquila!

Olhos: Não é só a pele que precisa de proteção. Os olhos também sofrem a ação de agressores, como os raios ultravioleta, podendo haver aumento do risco de doenças como a catarata. Use óculos escuros, que bloqueiem pelo menos 99% da radiação ultravioleta.

Hidratação: no verão, recomenda-se uma maior ingestão diária de líquidos, que pode ser feita com diversos produtos, inclusive frutas. Quando a transpiração é excessiva, além da água perde-se também sais minerais, os quais devem também ser repostos.

Recomenda-se água natural, sucos de frutas (limonada, suco de laranja), bebidas isotônicas (repõem muito bem os sais minerais), água de coco (é uma bebida isotônica natural, com quantidades equilibradas de água e sal; é excelente para hidratação). Importante lembrar que refrigerantes não são bons para hidratação, porque contém quantidades muitos grandes de sal e outras substâncias, além de não conterem vitaminas, portanto evite-os. Experimentem o seguinte:

Água de Hortelã:
Colocar para ferver 1.5 litro de água filtrada (para ter a medida certa eu coloco sempre uma garrafa de Minalba inteira que são exatos 1.5l);
Quando estiver borbulhando, desligar o fogo e acrescentar 1 maço de hortelã fresco (não esqueçam de lavá-lo antes);
Cubra a panela com um pires deixando a água em infusão;
Deixe esfriar, coe e leve para geladeira;
Depois de gelada, sirva-se e beba à vontade ao longo do dia, mas não junto às refeições (procure beber somente 40min depois de comer).

Prepare-se para ir muuuitas vezes ao banheiro, rs!

Água de Côco:
No dia seguinte a essa lavagem natural do organismo, beba ao longo do seu dia bastante água de côco para repor o potássio perdido no dia anterior!

Importante: Beber em dias alternados.

Alimentação: no verão ocorre um aumento do consumo de alimentos fora de casa. Com isso, ocorre grande aumento na incidência de doenças veiculadas pelos alimentos. Uma alimentação balanceada é importante para manter o funcionamento adequado do organismo, e deve conter todos os nutrientes necessários: carboidratos (açúcares), proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e líquidos.

Finalmente, devemos ressaltar o papel das intoxicações alimentares e gastrenterites. Essas condições são causas de diarréias muito comuns durante o verão, por isso tome cuidado na hora de escolher os alimentos e prefira sempre carnes, frutas, legumes e verduras frescos. E não se esqueça de lavá-los bem antes do preparo. Cuidado também com as “comidas de beira de praia”; nem sempre o que é bonito e tem cheiro agradável está adequado ao consumo.

E ai, gostaram?!
Mãos à obra e "bora" se divertir né!?


Beijos!
Rebeca Dias.


Nenhum comentário: